Ocorrências de assaltos de pedestres têm sido cada vez mais comuns. Os itens perdidos nestas abordagens são celulares, carteiras, bolsas ou mochilas, cartões de crédito, dinheiro, notebooks e joias.
A média de roubos em Curitiba é de 14,78 por dia. Segundo o Delegado Luiz Carlos de Oliveira, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, os assaltantes estão cada vez mais violentos e “perderam o medo da polícia”. Crimes de pequena monta são resolvidos rapidamente, o que ele precisa é ter dinheiro para pagar o advogado. Se não for preso em flagrante, o advogado tira em 15 minutos. A arma utilizada, varia: arma branca ou de fogo. O perfil, na maioria das vezes, são jovens perto dos 20 anos, usando bonés, calças largas e capuz.
Esta violência de forma indireta atinge os condomínios, pois ocorrem no entorno e, muitas vezes, as vítimas são moradores em trânsito a pé.
Como se proteger?
Não existe uma “receita”, porém medidas preventivas podem ser tomadas adotando um comportamento mais seguro.
- Evite situações de vulnerabilidade, mantenha sempre uma atitude de observação e controle do ambiente onde está.
- TRÂNSITO – Não deixe seus documentos no porta luvas do veículo ou sob os bancos. O ideal é colocá-los no porta-malas.
- EM CAIXAS ELETRÔNICOS – Prefira os caixas localizados em local de grande movimentação de pessoas, como shopping centers, agências bancárias. Atenção com relação horário, observe sempre o entorno, evite retirada de grandes valores e uso de vários cartões. No caixa, evite exposição para quem está atrás na fila, verifique se não há equipamentos soltos na frente do caixa, pode ser um “chupa cabra”.
- DINHEIRO – Se tiver que carregar muito, quarde de modo discreto e seguro. Separe previamente o necessário para pagar despesas.
- NA RUA – Caminhe no meio da calçada e sentido contrário ao trânsito, assim fica mais fácil perceber a aproximação de pessoas e veículos.
- CELULAR – Evite andar na rua falando,teclando ou lendo mensagens. Não deixá-lo sobre mesas em restaurantes.
- FONES DE OUVIDO – Evite a utilização na rua, podem distrair e chamar a atenção do ladrão.
- BOLSA COM OBJETOS PESSOAIS – Carregar na frente do corpo, evite andar com a chave do veículo na mão.
- DESCONFIE – De esbarrões, empurrões ou cotoveladas, você pode ser vítima de “pulguistas”.
Em caso de assalto
- Evite contato visual com os criminosos.
- Obedeça sempre os assaltantes para evitar violência física.
- Em caso de assalto a veículo de passeio, informe o assaltante que vai tirar o cinto de segurança ( e se tiver criança no banco traseiro também. De uma forma geral o ladrão não vai querer levar a criança).